20-10-2008
O Ion Jelly® é um material muito versátil no que toca à morfologia em que pode ser obtido - bloco simples e compacto, filme fino e transparente, fibra - bem como à possibilidade de incorporação de substâncias solúveis ou insolúveis em água, possuindo características inovadoras para aplicação em dispositivos como pilhas, células de combustível, células fotovoltaicas, 'smart windows', mais baratas e amigas do ambiente.
Para o artigo agora em destaque, a equipa Ion Jelly®, constituída por Pedro Vidinha (FCT/UNL), Nuno Lourenço (IST), Tânia Carvalho (FCT/UNL), Carlos Afonso (IST) e Susana Barreiros (FCT/UNL), contou com a colaboração de vários investigadores do Departamento de Química da Faculdade - Carlos Pinheiro, Ana Rita Brás, Teresa S. Silva, Abhik Mukhopadhyay, Maria João Romão, Jorge Parola, Madalena Dionísio - e do IST - Joaquim M.S.Cabral - que ajudaram a caracterizar o material.
O pedido de patente do Ion Jelly® foi submetido em 2007 e o artigo de divulgação desta investigação foi agora publicado na versão online da ChemComm, uma importante revista científica na área da Química.
É a partir deste artigo que a revista New Scientist destaca o trabalho desenvolvido pelos investigadores portugueses:
http://technology.newscientist.com:80/article/dn14975