22-02-2008
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projecto de Investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, referência PTDC/CTM/73943/2006 “Óxidos multifuncionais: nova aproximação à integração a baixa temperatura de óxidos semicondutores como filmes finos activos e passivos na nova geração de sistemas electrónicos- MONALISA:
1) Duração e regime de actividade: 36 meses, com início previsto em 1 de Abril de 2008, em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia
http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos
2) O trabalho de investigação a realizar tem como objectivo o desenvolvimento de óxidos multifuncionais a temperaturas próximo da ambiente, para aplicação passiva ou activa em semicondutores, usando uma nova aproximação inovadora que consiste na integração à nano escala de estruturas transparentes. A novidade e inovação estão relacionadas com o uso de novos multicomponentes de óxidos semicondutores tipo-n com estrutura amorfa, nanocristalina ou nanoestruturados, com propriedades electrónicas de transporte que possibilitam a sua aplicação como camadas activas ou passivas no processamento de dispositivos da electrónia/optoelectrónica com desempenho excelente. Isto associado a processos de baixa temperatura, torna possível o uso de substratos poliméricos de baixo custo na produção de uma nova geração de electrónica flexível nomeadamente ecrãs, computadores e digitalizadores. A produção de óxidos semicondutores tipo-p será também tentada..
3) Orientação científica e local de trabalho: o trabalho será realizado, essencialmente, no CENIMAT (Centro de Investigação dos Materiais), CEMOP (Centro de Excelência de Microelectrónica e Optoelectrónica de Processos) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com períodos de permanencia no CEOT/UA (Centro de Electrónica e Telecomunicações da Universidade do Algarve), sob a orientação da Prof. Doutora Isabel Ferreira.
4) Os candidatos a bolseiro devem possuir, ou estar em vias de concluir, uma Licenciatura (pré Bolonha) ou Mestrado Integrado ou 2º ciclo em Eng. dos Materiais, Eng. Física, Eng. Física Tecnológica, Física ou áreas afins, com uma média final não inferior a 14 valores. Dá-se preferência a candidatos com conhecimentos em tecnologia de películas finas e microelectrónica.
5) Remuneração: de acordo com as tabelas de valores das Bolsas de Investigação atribuídas pela FCT no país.
6) Documentos de candidatura: podem ser enviados pessoalmente, por email ou pelo correio para os endereços indicados no final deste anúncio.
7) Data de início do concurso 25 de Fevereiro a 17 de Março de 2008.
Os candidatos deverão enviar carta de motivação (máximo 1 página) e Curriculum Vitae conciso (máx. 3 pg.) para Secretaria do CENIMAT, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – Campus de Caparica, 2829-516 Caparica. email: sec-cnmt@fct.unl.pt , cc imf@fct.unl.pt.
A selecção dos candidatos será feita em duas fases: análise curricular e entrevista aos candidatos seleccionados com base no CV.
Para mais informações contactar o Investigador Responsável do Projecto: Prof. Doutora Isabel Ferreira, Departamento de Ciência dos Materiais/CENIMAT, FCT/UNL, email imf@fct.unl.pt