Investigação

Be.Neutral – Agenda de Mobilidade para a Neutralidade Carbónica nas Cidades

Cofinanciado

Designação do projeto Be.Neutral – Agenda de Mobilidade para a Neutralidade Carbónica nas Cidades

Investimento total da agenda 221.376.867,92€

Investimento do(a) Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia 2 210 497,14 €

Medida Agendas Verdes para a Inovação Empresarial

Entidade beneficiária Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia

Data de início 1 outubro 2021

Data de conclusão 31 dezembro 2025

Apoio financeiro total da agenda 128.191.402,26€

Apoio financeiro à Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia 2.210.497,14 €

Objetivos e resultados esperados

A Be.Neutral tem a ambição de posicionar Portugal como exportador de produtos ciber-físicos de mobilidade carbono zero para cidades de todo o mundo. Foi desenhada a partir da oportunidade de desenvolver, industrializar e operar novos produtos e serviços de mobilidade (dispositivos físicos, conetividade e plataformas de ciência de dados), com capacidade de quantificação em tempo real das emissões evitadas para acelerar a neutralidade carbónica até 2030.
A participação da Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciência e Tecnologia visa o desenvolvimento de add-ons tecnológicos para a versão 2.0 do veículo partilhável BEN, a comercializar após 2025. As soluções em estudo enquadram-se em conceitos de eletrónica flexível usando materiais e processos sustentáveis, destacando-se múltiplos sistemas de sensorização, sistemas de aquecimento, ou dispositivos cromogénicos para alteração do aspeto visual de vários componentes do veículo através de estímulos externos. Tais atividades são desenvolvidas no âmbito do WP6.