Entidade promotora Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
Data de início 01-09-2023
Data de conclusão 30-09-2025
Descrição do projeto
O projeto PRR Agri-Plast visa contribuir para a resolução do problema dos resíduos de plásticos de uso agrícola (RPUA): encontrar soluções organizacionais, construídas com os produtores dos setores frutícola, hortícola e vitivinícola, que utilizam filmes plásticos nas suas explorações, que lhes permita uma gestão eficiente dos RPUA, com menos impactes e uma produção mais sustentável e competitiva. Contribui, assim, para a organização da produção e sua capacitação para uma produção sustentável.
Implementar modelos organizacionais das unidades agrícolas para modos sustentáveis de produção, em particular das OP, através da adoção de práticas inovadoras no uso do plástico fóssil e da sua substituição por biofilmes, requererá: a identificação das melhores soluções disponíveis no mercado e, para cobrir lacunas, a experimentação de novos produtos; a capacitação dos produtores para adoção das boas práticas; medidas de política que criem condições favoráveis à transição e assegurem o seu enquadramento legal e funcional na economia.
Objetivos
Objetivos LA10.5: Fomentar a inovação organizacional. Criar as condições inovadoras favoráveis à organização da produção para a resolução do seu problema comum (PUA), com a criação de um modelo organizacional e económico para os resíduos de plásticos de uso agrícola e de recomendações de políticas e instrumentos que motivem a adoção de boas práticas.
Investimento
L.A10.5 - 174 196,40€
NOVA-FCT - 68 162,54€