Conferências Sustentabilidade

Conferências Sustentabilidade

Ciclo de Conferências Sustentabilidade

Cumprindo o seu papel na vanguarda, a Direção da NOVA FCT assume a sustentabilidade como um dos seus pilares estratégicos. Uma das manifestações desta preocupação cristaliza-se num ciclo de quatro conferências sobre a sustentabilidade, sendo cada uma delas dedicadas a um dos elementos fundamentais de Empédocles e Aristóteles: água, terra, ar e fogo.

 

Água e o Futuro

6 de dezembro, 14h00, Auditório do Uninova

Pretende-se com esta conferência explorar estratégias inovadoras e sustentáveis que possam contribuir significativamente para mitigar os impactos negativos em curso e promover a gestão responsável dos recursos hídricos. Esta conferência é aberta à comunidade académica e ao público em geral, contribuindo para a consciencialização e tomada de ações concretas e informadas perante os desafios cruciais relacionados com a água.

INSCRIÇÕES

 

 

Oradores Convidados

 

Carmona Rodrigues

António Carmona Rodrigues

Eng.º Civil, Diplomado em Engenharia Hidráulica, Doutorado em Engenharia do Ambiente, Professor Auxiliar da NOVA FCT, responsável pelo Laboratório de Hidráulica Prof. Armando Lencastre e investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
Desenvolve investigação na área da gestão dos recursos hídricos, e na modelação da qualidade da água. Esteve envolvido em diversos projetos em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente nas áreas de recursos hídricos, hidráulica e ambiente.
Presidente do Conselho Consultivo da ERSAR, Membro do Conselho Nacional da Água.
Membro do Compliance Committee do Protocolo sobre Água e Saúde da Convenção de 1992 sobre a Proteção e Uso de Cursos de Água Transfronteiriços e Lagos Internacionais (UNECE-Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa/OMS-Delegação Regional para a Europa). Foi Presidente da APRH, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação.

 

Paula Sobral

Paula Sobral

Bióloga, Doutorada em Ciências do Ambiente, Professora Associada com Agregação da NOVA FCT (Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente) e investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
Desenvolve investigação em microplásticos e lixo marinho desde 2008, tendo sido pioneira na abordagem deste tópico em Portugal. Coordenou e coordena diversos projetos de investigação de âmbito nacional e internacional sobre distribuição e abundância de microplásticos nos oceanos e zonas costeiras e impactos na vida marinha. Tem várias publicações científicas sobre o tema e colaborações com outras universidades.
Perita em microplásticos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, é membro do GESAMP, participou no "2nd World Ocean Assessment" das Nações Unidas e tem colaborado com várias instituições e agências governamentais na implementação da Directiva Quadro Estratégia Marinha e na Directiva relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano. Fundadora e Presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, promove e desenvolve atividades de divulgação e comunicação de ciência à sociedade sobre o tópico do lixo marinho e dos microplásticos.

 

José Carlos Ferreira

José Carlos Ferreira

Professor na NOVA FCT, no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente onde exerce atividade docente na Licenciatura e Mestrado em Engenharia do Ambiente e Coordena o Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (NOVA FCT e NOVA FCSH) e a Licenciatura em Ocean Studies (UNOVA, UÉvora e UAlgarve). É investigador no MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente onde coordena o laboratório NOVACoastLAB.

É doutorado em Ambiente e Sustentabilidade, especialidade em Engenharia do Ambiente e Sustentabilidade (Universidade NOVA de Lisboa), Mestre em Geografia Física e Ambiente (Universidade de Lisboa) e licenciado em Geografia e Planeamento Regional, var. Geografia Física (Universidade de Lisboa).

Centra a sua investigação na área do planeamento e ordenamento do território, com particular incidência em soluções com base na natureza, gestão de base ecológica, infraestruturas verdes, estratégias e medidas de adaptação às alterações climáticas e avaliação e gestão da vulnerabilidade e risco em territórios complexos com destaque para as cidades costeiras e zonas costeiras e marinhas.

Nos últimos 10 anos tem coordenado e participado em estudos e projetos nacionais e europeus na área da avaliação e gestão de riscos de origem oceânica, avaliação do risco de galgamento oceânico e inundação costeira, estratégias de adaptação das comunidades costeiras às alterações climáticas, avaliação ambiental estratégica, planeamento e ordenamento à escala local e regional, delimitação e integração de estruturas ecológicas, corredores verdes e infraestruturas verdes no modelo de ordenamento, delimitação de áreas marinhas protegidas de âmbito local, literacia oceânica e costeira, sustentabilidade e resiliência das comunidades costeiras, integração das comunidades costeiras nos processos de planeamento, ordenamento e gestão do território.

 

Rita Maurício

Rita Maurício

Doutorada em Engenharia Sanitária pela NOVA, Mestre e Licenciada em Engenharia do Ambiente pela NOVA FCT. Atualmente é Professora Associada no DCEA –Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da NOVA FCT, onde colabora na lecionação de disciplinas nas áreas do abastecimento e tratamento de água, da drenagem e tratamento de águas residuais, dos sistemas urbanos nas cidades, da monitorização aquática e das técnicas laboratoriais em ambiente. É membro do Conselho do Departamento e faz parte da comissão executiva do mesmo. Desenvolve investigação no CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da NOVA FCT, com interesse particular na otimização dos sistemas de tratamento, nos sistemas avançados de tratamento de águas residuais e nos compostos emergentes. Tem coordenado e participado em diversos projetos de investigação financiados. Participou em diversos estudos e projetos de prestação de serviços desenvolvidos pelo DCEA para organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais. Ao longo do seu percurso, prestou especial atenção à divulgação de resultados do seu trabalho, através de publicações científicas, participação em congressos nacionais e internacionais e na apresentação de duas patentes, num esforço de contribuição para a resolução dos desafios societais da atualidade. Integra como membro efetivo o European Committee for Standardization: Brussels, BE – especialista nas áreas no tratamento de águas residuais.

 

Patrícia Fortes

Patrícia Fortes

Investigadora e coordenadora da área de investigação em Energia e Clima do CENSE, NOVA FCT, é especialista em economia energética, com enfoque na transição para sistemas energéticos de baixo carbono e no desenvolvimento tecnológico. Recentemente, tem analisado a vulnerabilidade e adaptação dos sistemas energéticos às alterações climáticas, nomeadamente devido à competição pelos recursos hídricos. Tem estado ativamente envolvida em projetos nacionais e internacionais de modelação energia-economia-ambiente e tem desempenhado um papel crucial no apoio à política energética-clima nacional, nomeadamente no Roteiro National de Neutralidade Carbónica.

Programa

14h00 - 14h10
Boas-vindas e abertura da conferência

14h10 - 14h30
Carmona Rodrigues
Desafios na Gestão dos Recursos Hídricos e a Luta Contra a Seca

14h40 - 15h00
Paula Sobral
Microplásticos: A Ameaça Silenciosa

15h10 - 15h30
José Carlos Ferreira
Infraestruturas Azuis: Inovação para um Futuro Sustentável

15h40 - 16h00
Intervalo

16h00 - 16h20
Rita Maurício
Reutilização no Setor da Água: Soluções para a Escassez Hídrica

16h30 - 16h50
Patrícia Fortes
Nexus Água-Energia e as Implicações das Alterações Climáticas

17h00 - 17h20
Prémio Fernando Santana

17h30 - 17h45
Considerações finais e encerramento da conferência