Notícias

Notícias

A Inteligência Artificial a melhorar a autonomia das pessoas com deficiência visual

03-06-2019

Chieko Asakawa, a prestigiada cientista japonesa invisual, conhecida pelo seu trabalho na IBM Research - Tokyo na área de acessibilidade, esteve no passado dia 29 de maio na FCT NOVA.  A cientista e investigadora inaugurou o “NOVA LINCS Influential Seminar Series”, com a palestra “AI for Accessibility”.

Entre os trabalhos que se destacam da sua carreira desenvolveu um plug-in do navegador Netscape, o IBM Home Page Reader, que veio a tornar-se o sistema web-to-speech mais usado no mundo. Chieko recebeu vários prémios como reconhecimento do seu trabalho, entre as várias conquistas foi a primeira mulher japonesa a conquistar o titulo de IBM Fellow.

Nesta palestra, Chieko Asakawa explicou de que forma a tecnologia tem ajudado a criar mais autonomia e oportunidades a pessoas com deficiências, para que estas possam participar ativamente na sociedade, tanto da perspetiva de investigadora e como da de utilizadora dessas novas tecnologias. Por exemplo, o acesso à internet através da voz permitiu às pessoas cegas acederem sozinhas a informação virtualmente ilimitada e os smartphones possibilitaram novas formas de realizarem as suas atividades do dia-a-dia.

Chieko mostrou também como a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, apresentando alguns vídeos do seu mais recente trabalho de investigação sobre o desenvolvimento de um “assistente inteligente” baseado na IA.

A "NOVA LINCS Influential Seminar Series" é uma subsérie de seminários do NOVA LINCS que pretende trazer a toda a comunidade da FCT NOVA alguns dos investigadores mais influentes na área da Ciência e Engenharia Informática.