A Engenharia Biomédica da NOVA desenvolve tecnologias inovadoras na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. O curso abarca um conjunto muito vasto de áreas como a Instrumentação Biomédica, o Processamento de Sinal e Imagem, os Biomateriais, a Biomecânica e a Reabilitação. O curso foi criado de forma a estimular a criatividade, a iniciativa e a autonomia dos estudantes, incentivando-os a aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos, tanto à melhoria dos cuidados em saúde, como na compreensão dos mecanismos de funcionamento do corpo humano. Em diversas etapas do curso, promove-se a ligação a diversas instituições de saúde e às empresas ligadas a este setor.
Os objectivos do ciclo de estudos são os de formar licenciados com conhecimentos de base, capacidade de compreensão e competências de análise na Área Científica de Engenharia Biomédica. Pretende-se que esta formação de base, seja sólida, abrangente e pluridisciplinar. Espera-se, assim, que, no final desta etapa, os estudantes, possam, por um lado, continuar a sua formação ao nível do 2º ciclo em Engenharia Biomédica, por outro, adquirir um nível de conhecimentos técnicos, científicos e práticos, que os preparem para, no futuro, virem a ser profissionais versáteis, autónomos, pró-activos e criativos nas áreas da investigação e desenvolvimento de tecnologias da saúde.
Empresas de equipamento e instrumentação médica.
Empresas de material farmacêutico.
Hospitais, nas áreas de física hospitalar, engenharia clínica e manutenção de equipamento.
Laboratórios de investigação e desenvolvimento de grandes empresas.
Indústria farmacêutica e de análises.
Laboratórios de faculdades de medicina, universidades e organismos estatais.
Indústria de biomateriais.
Empresas ligadas à área da saúde.
Prossecução de estudos ao nível de Mestrado
Portuguese students: 697 €/year
Foreign students: 7000 €/year
Vacancies for 2024/2025:
57
Specific exams:
07 Physics and Chemistry + 19 Mathematics A
Minimum grade of the specific(s) exam(s): 95
Minimum grade of the application: 95
Admission formula:
60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Grade of the last admitted student 2024/2025 : 170,4
Average grade of admitted students 2024/2025 : 175,6
Course coordinator:
Professor Ricardo Vigário
The Physics Department (DF), formally created in 1986, was a pioneer in Portugal in teaching Physics Engineering. Presently, the DF carries out its teaching activities (1st, 2nd and 3rd cycles), fundamental and applied research and technological development in the fields of Physics, Physical Engineering and Biomedical Engineering. It is also dedicated to providing services and to scientific dissemination in these fields.
The department's scientific activity is essentially carried out in two research units, LIBPhys-UNL and CEFITEC. Research covers several areas, such as atomic and molecular physics, nuclear and plasma physics, surface and interface physics, laser and vacuum physics, instrumentation, analytical techniques applied to health and cultural heritage, medical instrumentation, medical imaging, machine learning, biosignals and tissue engineering.