Uma História Engarrafada: O Vidro Utilitário do século XVIII em Almada

12-06-2018

convite história engarrafada

No passado dia 9 de Junho foi inaugurada no Museu da Cidade de Almada a Exposição "Uma História Engarrafada: Vidro utilitário do século XVIII de Almada", que resulta de uma parceria do Departamento de Conservação e Restauro e a Unidade de Investigação VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes, com o Museu.

A inauguração contou com a presença do novo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Prof. Doutor Virgílio Machado, e teve a visita guiada da curadora da exposição Inês Coutinho, Professora do Departamento de Conservação e Restauro.

Esta exposição mostra os resultados do estudo e conservação de um conjunto de vidros arqueológicos do espólio do Museu de Almada, desenvolvidos por alunos e docentes do Mestrado em Conservação e Restauro da FCT NOVA, centrando a atenção nas garrafas de vinho (explorando a sua história e o seu uso). Estes objetos são apresentados juntamente com os materiais que os constituem, as suas metodologias de produção e a sua função no quotidiano de gerações passadas e presentes.

A exposição estará patente até 31 Julho no Museu da Cidade de Almada. Pode ainda assistir a um conjunto de conferências que o levarão até ao séc. XVII, desde a fábrica onde se produzia o vidro até como se bebia. Consulte o ciclo de palestras aqui.