21-06-2018
A tomada de posse do Novo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa acontece esta tarde na Reitoria da NOVA. O Professor Doutor Virgílio Cruz Machado é quem vai ocupar o cargo no quadriénio 2018-2022.
O Diretor cessante, Professor Doutor Fernando Santana, desejou o maior sucesso ao Novo Diretor e acrescentou: "Nesta minha última mensagem oficial, nunca ousaria, por considerar despropositado, fazer um balanço do que, em conjunto, conseguimos realizar nestes anos. É bem evidente quanto (e é muito) falta fazer, em quase todos os domínios da nossa actividade, o que é, a meu ver, um bom sinal. Ou seja, apesar do nosso esforço, é um sinal de que a Escola está, permanentemente, inconformada com o que já atingiu, que tem uma matriz dinâmica que a mobiliza para fazer sempre mais e melhor, num espírito de constante sobressalto que nos tem permitido avançar e, de há algum tempo, ter lugar cativo na primeira carruagem! "
A eleição aconteceu dia 4 de junho, no Campus de Caparica. Professor Catedrático de Engenharia Industrial, o novo Diretor da FCT NOVA focou a sua candidatura em quatro tópicos: no estudante, na inovação, no modelo de governação e nas pessoas.
Foi o primeiro estudante a licenciar-se em Engenharia de Produção Industrial na FCT, em 1982, local onde tem desenvolvido a sua atividade docente. Foi até ao momento presidente do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial, coordenador do Centro de Investigação UNIDEMI e do programa de doutoramento em Engenharia Industrial.
Concebeu e coordenou vários projetos educativos, sendo de destacar o de Empreendedorismo que abrange todos os estudantes da FCT (cerca de 1000 por ano). Os seus interesses científicos estão centrados na integração de processos entre os sistemas de produção, a gestão industrial e as estratégias de inovação. Publicou mais de 200 comunicações e conta com diversos prémios internacionais atribuídos pela International Society of Management Science and Engineering Management, pela editora Emerald e o “Distinguished Service Award” atribuído pela IEOM. É perito de avaliação de projetos de investigação para várias agências nacionais e internacionais. É Presidente do IPEI – Instituto Português de Engenharia Industrial.