09-12-2024
No passado dia 29 de novembro, foi inaugurada a exposição “AQUI HÁ VIDRO” no Ecomuseu Municipal do Seixal – Extensão da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços. Este evento marca um momento significativo na valorização do património vidreiro português, apresentando a história e os objetos da extinta Fábrica de Vidros das Gaivotas, um ícone da indústria vidreira que operou por mais de um século na baixa lisboeta.
A exposição é fruto da parceria entre a unidade de investigação VICARTE, o Departamento de Conservação e Restauro da NOVA FCT, e o Ecomuseu do Seixal. Este trabalho conjunto reforça o compromisso com a valorização, estudo e divulgação do património cultural.
A coleção, composta por documentos e objetos de grande relevância histórica, está atualmente em depósito na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, e agora disponível para apreciação pública através desta exposição, que homenageia a rica tradição vidreira de Portugal.
O evento contou com a presença do Diretor da NOVA FCT, José Júlio Alferes, do Presidente do Departamento de Conservação e Restauro da NOVA FCT, João Pedro Veiga, da equipa do Ecomuseu do Seixal, bem como de investigadores da VICARTE, membros da Câmara Municipal do Seixal e diversos visitantes.