Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil visita a NOVA FCT para fortalecer a cooperação em investigação sustentável

01-07-2024

No passado dia 28 de julho, a NOVA FCT recebeu a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, que esteve no Campus de Caparica a conhecer o Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), laboratório associado ao Departamento de Ciências dos Materiais da NOVA FCT.

A ministra Luciana Santos destacou a importância do desenvolvimento da investigação em rede e da cooperação internacional em projetos voltados para o desenvolvimento sustentável. “A nossa aposta procura reforçar o uso de fontes e materiais renováveis, que impliquem a redução de custos mediante o recurso a tecnologias de ponta e que, consequentemente, potenciam a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Elvira Fortunato, docente e investigadora do Departamento de Ciência dos Materiais, conduziu a visita pelas instalações do CENIMAT e reforçou o compromisso da NOVA FCT com as tecnologias sustentáveis. “Hoje em dia já temos ao dispor uma série de tecnologias amigas do ambiente que podem e são utilizadas. Contudo, o apoio à investigação e ao desenvolvimento de tecnologias menos poluentes e mais sustentáveis continua a ser uma estratégia fundamental para que se cumpra com o preconizado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e se caminhe para uma sociedade onde a qualidade de vida segue a par com a evolução tecnológica”, disse a investigadora.

Este impacto da academia na sociedade foi também destacado por João Sàágua, reitor da Universidade Nova de Lisboa, que sublinhou: “A NOVA é uma universidade alinhada com as questões sociais e tem uma dimensão cívica. Esta Faculdade é um lugar livre e aberto à sociedade. Somos mais rápidos que as universidades ditas tradicionais a reagir a desafios colaborativos, com agrupamentos interdisciplinares e consórcios estratégicos. Procuramos projetos ambiciosos e, fora da Europa, é com o Brasil que estamos a desenvolver estas sinergias”.

José Alferes, diretor da NOVA FCT, reforçou este posicionamento colaborativo destacando “a grande proximidade entre docentes, estudantes e investigadores. Somos uma Escola de Ciência, Engenharia e Tecnologia que sabe inovar. Uma das características do ensino que aqui se pratica é incentivar nos nossos estudantes o espírito empreendedor. Somos uma research school e temos muito orgulho dos nossos resultados e da nossa investigação científica”, disse o diretor.

O papel da inovação e da colaboração com a indústria foi uma das linhas abordadas por Rodrigo Martins, coordenador do CENIMAT ao descrever o trabalho desenvolvido neste laboratório. “Procuramos a inovação e temos um entusiasmo em trabalhar com a indústria e as empresas. Temos uma estratégia, que começou em 2006, e que tem vindo a dar frutos. A qualidade e o espírito criativo dos nossos alunos são fatores centrais e é importante dar a conhecer à sociedade o que aqui fazemos: o número de artigos e a qualidade das nossas publicações são reflexos disso. A excelência dos nossos investigadores está bem patente: entre as 17 bolsas ERC alcançadas pela NOVA FCT em várias áreas, 11 foram atribuídas a cinco investigadores formados neste departamento. Temos 75 projetos a decorrer, envolvendo cerca de 40 milhões de euros”, afirmou Rodrigo Martins.

A visita da ministra Luciana Santos à NOVA FCT reforça os laços de cooperação entre Brasil e Portugal, com um foco especial na promoção da investigação sustentável e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras que beneficiem o futuro e a qualidade de vida das populações.

A cerimónia de boas-vindas decorreu no auditório Leopoldo Guimarães e contou com vários representantes da Faculdade e da sociedade civil, seguindo-se uma visita pelas instalações do CENIMAT.

Diretor da NOVA FCT apresenta a Faculdade.

 

Da esquerda para a direita: João Sàágua, Reitor da NOVA, Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Elvira Fortunato, Professora e Investigadora do Departamento de Materiais da NOVA FCT.

A comitiva a conhecer um dos muitos trabalhos do CENIMAT.

Rodrigo Martins, Coordenor do CENIMAT, com o diretor da NOVA FCT e o Presidente da ANI.