O Mestrado em Conservação e Restauro cruza a prática da Conservação e Restauro com as Ciências da Conservação e as Ciências Sociais e Humanas, em benefício da conservação e usufruto do património cultural para as gerações presentes e futuras.
Este Mestrado tem uma componente fundamentalmente prática, assente numa formação de caráter multi, inter e transdisciplinar, num modelo de trabalho que privilegia o diálogo com as mais diversas áreas do conhecimento.
Assim, o objetivo é formar profissionais com as ferramentas necessárias para contribuir para a perceção, a apreciação e o conhecimento do Património Cultural no que diz respeito ao seu contexto, significação e propriedades tangíveis e intangíveis.
A competência para levar a cabo uma intervenção de Conservação e Restauro de forma autónoma implica uma atitude crítica e um diagnóstico profundo que permitirá não só caraterizar o estado de alteração e patologias do Património, como propor as medidas de intervenção, preventivas ou curativas, mais corretas.
Applications 2024/25
1st Phase: 12 FEV a 22 de MAR de 2024
2nd Phase: 3 JUN a 17 JUL de 2024
3rd Phase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024
Available Spots: 20
Duration: 2 anos (120 ECTS)
Format: Presencial, Diurno
Language: Português e/ou Inglês
Course Coordinator: Joana Lia Ferreira, mcr.coordenador@fct.unl.pt
Academic divison: mestrados@fct.unl.pt
Ao longo da sua formação, em particular o Estágio ou Dissertação final, os alunos de Mestrado em Conservação e Restauro irão adquirir capacidades de trabalho em diálogo com as mais diversas áreas do conhecimento. Estes profissionais saberão inovar, atualizar-se em permanência e competir a nível internacional.
1. Classificação de curso;
2. Currículo académico e científico;
3. Currículo profissional;
4. Carta de motivação (com referência às duas áreas de Especialização em Conservação e Restauro que o candidato pretende escolher e porquê);
5. Eventual entrevista.
Tuition fee - Portuguese students: 1250 € / ano
Tuition fee - Foreign students: 7000 € / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática dos candidatos. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se os candidatos excluídos.
O Departamento de Conservação e Restauro tem como missão o ensino e a investigação na área do Património, promovendo o seu conhecimento, conservação e usufruto.
A equipa docente com valências interdisciplinares e os laboratórios devidamente equipados contribuem para a criação de ambientes de aprendizagem e investigação nas diferentes áreas de conhecimento ligadas à conservação, considerada na sua relação entre teoria e prática.
More info