Se deseja realizar um período de intercâmbio fora da Europa, deverá contatar a DMIE (div.mie.outgoing@fct.unl.pt) com o intuito de verificar se existe um Protocolo estabelecido com a Universidade onde pretende realizar a mobilidade.
Os estudantes têm de efetuar a candidatura de acordo com as indicações que irão receber da Universidade, por email ou que estejam referidas na página de internet da mesma. Deverão cumprir os prazos e os procedimentos que lhes forem indicados.
Para realizar a mobilidade, é necessário que obtenha a concordância do seu Coordenador do Curso na NOVA FCT e que nos envie uma cópia de toda a documentação que constar da sua candidatura (div.mie.outgoing@fct.unl.pt).
Para além da documentação exigida pela Universidade, deverá preencher o Plano de estudos.
Se após a chegada à Universidade de Acolhimento necessitar de alterar o seu plano de estudos, tem 30 dias para preencher e nos enviar este documento - Alteração ao plano de estudos.
No final da sua mobilidade, terá de solicitar à Universidade de Acolhimento uma Declaração de Estadia.
É o primeiro programa de mobilidade académica a abranger exclusivamente o intercâmbio de estudantes entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM, China). 9 Países, 1 Idioma em comum: a Língua Oficial Portuguesa.
Através do Programa Mobilidade AULP é estabelecida uma cooperação entre instituições de ensino superior, espalhadas por todo o mundo lusófono, permitindo que os estudantes possam usufruir de uma experiência em mobilidade internacional.
Mais informações aqui: https://mobilidade-aulp.org/programa-mobilidade-aulp-candidaturas-abertas/
O Programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade nacional de estudantes do Ensino Superior, que visa promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do Ensino Superior.
Oferece a possibilidade de efetuar um período de estudos numa universidade nacional de acolhimento, com pleno reconhecimento académico.
Tem por objetivo incentivar a cooperação nacional entre Instituições de Ensino Superior, reforçar a realização pessoal, coesão social e espírito de cidadania, promovendo a criatividade, competitividade e consequentemente a empregabilidade.
O Banco Santander tem programas de bolsas, onde os estudantes podem realizar períodos de mobilidade em Instituições de Ensino Superior de vários países.
O número de bolsas a atribuir pela NOVA FCT será publicitado na nossa página, e a informação enviada por email aos estudantes, quando as candidaturas são abertas pelo Banco Santander.
Os estudantes da NOVA FCT podem realizar um período de mobilidade como free mover.
Os estudantes devem contatar a Universidade onde desejam realizar mobilidade e tratar de todos os procedimentos com a mesma, após concordância do Coordenador do Curso na NOVA FCT em relação à mobilidade.
Os estudantes são responsáveis por todos os procedimentos de viagem, alojamento, seguros de saúde e outras obrigações que lhe sejam exigidas pela Universidade de acolhimento, bem como os procedimentos obrigatórios para a deslocação e permanência no país de destino (visto, vacinas, etc.).
Mesmo que a Universidade de destino não isente o estudante do pagamento de propinas e outras taxas, mantem-se a obrigatoriamente do pagamento de propinas e outras taxas na NOVA FCT durante o período de mobilidade.