Atenta a situação vivida em território ucraniano, dá-se conta de que, relativamente aos Estudantes em situações de emergência humanitária, se encontram asseguradas, em Portugal, condições com vista à promoção do respeito e da defesa dos direitos humanos através da promoção da solidariedade e inclusão em contexto académico.
Sabe mais em https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/estudantes-em-situacoes-de-emergencia-humanitaria-nacionais-da-ucrania
A respeito da guerra Russo-Ucraniana, a Universidade NOVA de Lisboa emitiu a seguinte declaração e apoio aos estudantes:
No momento em que forças armadas russas estão a ser mobilizadas para a prática de atos de agressão na Ucrânia, a Universidade NOVA deseja expressar a sua condenação à violência e à guerra.
Defendemos as regras e princípios estabelecidos na Carta da Organização das Nações Unidas (ONU), que proíbem o uso da força e privilegiam a resolução pacífica de disputas entre Estados.
Estamos solidários com as pessoas afetadas pela guerra Russo-Ucraniana, cujas vidas e direitos humanos estão em jogo. Os nossos pensamentos vão também para os nossos colegas e estudantes ucranianos e russos.
Visita o site NOVA for Ukraine
NOVA, together with the members of the EUTOPIA University Alliance, issued a common statement regardind the situation in Ukraine that can be read here.
NOVA as an individual member of EUA and CRUP (collective full member of EUA) subscribe EUA statement on Ukraine
Despacho nº 05/2022 (pdf)