Concurso para atribuição de 2 (duas) bolsas de investigação para Mestre

27-09-2017

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas bolsas para Mestre, no âmbito de projeto de síntese API (Active Pharmaceutical Ingredient), financiado por empresa da indústria farmacêutica, nas seguintes condições:

  1. Área Científica: Química/Química Orgânica.
  2. Requisitos de admissão: Mestrado em Química com perfil de Química Orgânica; experiência laboratorial em Química Orgânica, nomeadamente na aplicação de metodologias de síntese orgânica, identificação estrutural e métodos cromatográficos.
  3. Plano de trabalhos: Síntese API (Active Pharmaceutical Ingredient), sob acordo de confidencialidade.
  4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).
  5. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica das Professoras Paula Branco, Luisa Ferreira e Ana Lourenço.
  6. Duração das bolsas: Ambas as bolsas têm a duração de 03 meses, com início previsto para o mês de novembro de 2017. O respetivo contrato poderá ser, eventualmente, renovado dentro da vigência do projeto.
  7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante de cada bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.
  8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar são os seguintes:
    1. Admissão a concurso
      Os candidatos que obedecem a todos os requisitos exigidos, são considerados para a seriação.
    2. Avaliação curricular
      A seriação dos candidatos é feita de acordo com os seguintes critérios:
      1. Adequação do curriculum ao projeto a desenvolver – 80%
      2. Divulgação do trabalho realizado nomeadamente publicações científicas, patentes e apresentações orais em congressos. - 20%.
      3. Em caso de empate de classificação, serão realizadas entrevistas, passando a classificação final a ser dada por:

    3. A classificação final será dada por:
      Avaliação curricular – 60%
      Entrevista – 40%
  9. Composição do Júri: Prof.ª Doutora Ana Lourenço (Presidente), Profª. Doutora Paula Branco (Vogal Efetiva), Profª. Doutora Luísa Ferreira (Vogal Efetiva), Profª. Doutora Manuela Pereira (Vogal Suplente) e Prof. Doutor João Aires de Sousa (Vogal Suplente). 
  10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação são publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do DQ/FCT/UNL, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.
  11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período 13 a 26 de outubro de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas através de email na forma de um documento único PDF contendo:

  • Carta de motivação,
  • Curriculum vitae detalhado,
  • Cópia da certidão de habilitações, cópia do BI/CC e outros documentos comprovativos considerados relevantes,

As candidaturas devem ser remetidas para o email: ana.lourenco@fct.unl.pt indicando no assunto “Síntese API/BI/M”.