18-01-2012
Team-Based Learning: uma revolução segura
Os métodos de ensino tradicionais ameaçam ruína. Conhecemos bem o filme. Alunos desinteressados, indisciplinados, acusados, sem sucesso. Professores desmotivados, fartos. Escolas a perder a racionalidade. Estruturas que não colam com o real. Outros caminhos procuram-se. Existem.
Neste seminário apresentam-se os conceitos principais de Team-Based Learning (TBL, http://www.teambasedlearning.org) e a suaimplementação na unidade curricular de Química I na FCT/UNL.
TBL é trabalho de grupo que comprovadamente funciona - uma forma de aprendizagem em pequenos grupos. Baseia-se em equipas
permanentes de 5-7 membros, responsabilização individual pela preparação pré-aula, atividades de aplicação e avaliação pelos
pares. Com TBL, a utilidade principal da aula deixa de ser a apresentação da matéria e passa a ser a aplicação dos conceitos em
equipas. Os alunos têm o primeiro contacto com os conteúdos através do estudo individual, antes da aula. A motivação para o
trabalho individual emerge dum conjunto de regras que incluem responsabilização perante a equipa, avaliações individuais e
avaliações de equipa. O aluno deixa de responder apenas perante o professor e o poder de avaliar deixa de ser exclusivo do
professor.
Será apresentada a implementação de TBL na disciplina de Química I para alunos de 1º ano de Engenharias, envolvendo 450 alunos e 12 docentes. Esta implementação integrou os trabalhos de laboratório como atividades de aplicação realizadas nas equipas permanentes. Será demonstrada a utilização do programa Moodle para a distribuição de materiais e realização de testes individuais via web, assim como as folhas de papel de resposta “IF-AT” para auto-correção imediata.
Serão apresentados os resultados e algumas reflexões sobre as consequências da mudança para TBL nas múltiplas perspetivas do aluno, do professor e da instituição.
Data: 15 de fevereiro de 2012
Hora: 14h30
Local: Anfiteatro Manuel Laranjeira - Edifício I
Prof. João Aires de Sousa (Departamento de Química, FCT-UNL)
com a participação dos Professores M. Nunes da Ponte e João Paulo Noronha