21-11-2011
Sistema de Administração do Recurso do Litoral (SIARL) - Programa Finisterra
"Fomentar o conhecimento sobre o território; Sistematizar e disponibilizar informação; Racionalizar e evitar redundâncias; Favorecer a articulação e interacção entre organismos e utilizadores; Melhorar a eficiência e capacidade de resposta. "
Trata-se de uma ferramenta iteractiva suportada em informação geográfica georeferenciada, que permite uma visão global e local, que promove uma acção integrada dos organismos de gestão e que favorece a permanente actualização do conhecimento sobre o litoral.
Este wokshop para além de apresntar o SIARL pretende recolher as primeiras impressões de potenciais interessados, sejam utilizadores, sejam futuros colaboradores no desenvolvimento da base de dados geográfica.
Potenciais interessados:
Desenvolvido com a colaboração do DCEA - Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, o SIARL poderá interessar a todos os profissionais e estudantes (investigadores, docentes, técnicos, alunos, entre outros) que atem a zona costeira como objecto de estudo ou trabalho.
1. Os principais aspectos inovadores deste sistema de informação, são:
- Baseia-se numa solução amigável para o utilizador, permitindo que qualquer interessado em questões costeiras possa manipular e comparar informação geográfica sem recurso a software ou conhecimento específico em tecnologia SIG.
- Permite uma navegação mais intuitiva na informação e a interacção entre diferentes disciplinas do conhecimento, pois usa o território como base para carregamento e sistematização dos dados;
- Fomenta a interoperabilidade de informação em tempo real, o que introduz maior qualidade e eficácia na resposta a temas que dependam da intervenção/articulação de diversas entidades ou stakeholders;
- Incentiva o desenvolvimento de serviços geográficos e acede a todos os serviços que respeitem as normas de OGC (Open Geospatial Consortium);
- Recorre a software livre com código aberto, o que introduz maior independência e controle da informação, maior interoperabilidade dos dados, pode facilmente evoluir para apoiar outras áreas, sejam geográficas sejam temáticas, ser replicado ou ampliado sem grandes custos e tem potencialidades para introduzir valias económicas e financeiras não descuráveis.
2. Os principais objectivos do sistema são: Incrementar o conhecimento sobre o território; Sistematizar e disponibilizar informação; Racionalizar e evitar redundância; Favorecer a articulação e interacção entre organismos e utilizadores; Melhorar a eficiência e capacidade de resposta.
3. Lugares comuns de quem lida com zonas baixas e costeiras:
- Insuficiente conhecimento sobre zonas de risco
- Insuficiente controlo sobre usos e ocupação do solo
- Falta de articulação entre organismos e actores
- Tendência para se agir reactivamente e não por antecipação
- Insuficiente informação e, quando existe, frequentemente de difícil acesso
- Falta de informação validada e comparável
Convidamos a estar presente no workshop de apresentação do SIARL no dia 14 de Dezembro pelas 14:30h no auditório da Biblioteca da FCT – UNL.
Informações: José Carlos Ferreira, jcrf@fct.unl.pt
Informações e confirmação da presença: Paulo Raposeiro, praposeiro@fct.unl.pt tel. 212949691 (ext. 10174)