News

News

Palestra / Workshop Cadernos Gráficos e a sua utilidade

04-02-2013

Desenhar e o diário gráfico

Antes de o Homem conseguir escrever já se expressava através da linguagem gráfica. Desenhar é uma actividade que antecede a escrita, uma actividade que todas as crianças, até uma certa idade, executam com grande destreza. 

"Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar." John Ruskin

O ensino, em geral, privilegia, entre outros, a aprendizagem da escrita menosprezando o ensino e a prática do desenho. No entanto, tal como aprendemos a escrever podemos todos aprender a desenhar. 

"Não estás a perceber o que te estou a dizer? Queres que te faça um desenho?"

A actividade de desenhar permite aguçar o nosso sentido de observação e compreensão do mundo que nos rodeia. Uma imagem pode falar mais do que mil palavras. Saber desenhar permite expandir a nossa capacidade de expressão, comunicação e criatividade.

Artista ou cientista?

O Simão, um rapazinho com 8 anos, adora desenhar e a mãe diz-me, orgulhosa, que um dia será um grande artista. Talvez assim seja, mas o Simão enche os seus diários gráficos com desenhos de todas as espécies e mais algumas de animais marítimos. Sabe os nomes das várias espécies, o que comem, onde vivem, etc. Talvez venha a ser um artista, ou um cientista que tal como Darwin utilizou tanto a escrita como o desenho no exercício da sua profissão.

 

Mais Informações em: http://bibliotecaunl.blogspot.pt/