Dicas para uma experiência em grande na EXPO FCT

No dia mais longo da NOVA FCT, temos vindo a receber centenas de estudantes do ensino secundário. Em 2023, oito mil alunos passaram pelo campus, visitaram laboratórios, realizaram atividades e tiveram oportunidade de conhecer a nossa oferta educativa.

Por detrás da EXPO FCT, estão muitas horas de planeamento, envolvimento e dedicação. Neste processo, de que forma os organizadores superam a logística necessária para que tudo corra sobre rodas? E para quem nos visita, como fazer desta participação uma verdadeira experiência EXPO FCT?

Fomos perguntar a um estudante, a um professor e a um funcionário as dicas para garantir a melhor EXPO de sempre.

 

 

Louis Pasteur

Margarida Lopes

Atualmente a frequentar o Mestrado em Matemática e Aplicações, é uma das voluntárias que tem estado presente nas diversas edições da EXPO FCT. Desde que entrou na Faculdade, em 2021, que faz questão de integrar a equipa que todos os anos acolhe os estudantes do secundário.

“Foi por ter tido experiências tão positivas nos dias abertos da NOVA FCT que soube que era aqui que queria prosseguir os meus estudos. Além do plano curricular de excelência, tem um ótimo ambiente e permite explorar mais do que a área de estudos”. A estudante de matemática teve vários papéis de acolhimento: foi monitora, voluntária pelo Departamento e voluntária pela Escola. Dessa experiência, deixa-nos algumas dicas para todos os envolvidos.

“Ser voluntário é ter a oportunidade de conhecer pessoas novas, aprofundar as nossas capacidades de trabalho em equipa e de criar amizades”, explicou. Para os voluntários, Margarida Lopes aconselha a serem eles próprios. “Ao partilharmos a nossa experiência dá para perceber que há espaço para toda a gente na NOVA FCT. Keep it simple, e um sorriso é sempre positivo”, acrescenta.

Aos nossos visitantes, a estudante recomenda “Mentes abertas. A timidez tem de ficar na escola secundária.” Margarida Lopes garante que por todo o campus será possível esclarecer dúvidas e “é a perguntar que se podem descobrir caminhos académicos que nem tinham sido explorados”, avisa.

 

Louis Pasteur

João Leitão

João Leitão é Professor do Departamento de Informática e foi nesse departamento que começou a sua ligação à EXPO FCT, em 2019. Desde 2023, faz parte da Comissão Organizadora da NOVA FCT para a realização do maior evento de divulgação da Escola junto dos estudantes do Secundário.  

São muitas horas de planeamento e de trabalho em equipa para definir questões que parecem tão simples, como por exemplo, "como vamos receber os nossos visitantes e mostrar-lhes o que define a NOVA FCT. No fundo, é preciso ter um plano sólido para garantir que a mensagem que passamos através das muitas atividades para o dia aberto deixam transparecer, de facto, o que é a nossa Faculdade", avança o Professor. 

Para quem nos visita, o Professor garante que não haverá um minuto de aborrecimento. “Com todas as atividades que oferecemos, os nossos visitantes vão ter inúmeras oportunidades para conhecer a NOVA FCT, o que ensinamos, que investigação fazemos e o nosso espírito académico”, atesta.  

Assim, tudo começa por “Planear, planear, e quando estiverem fartos, planear mais um bocadinho!”, enfatiza o Professor. Trocar ideias e pedir ajuda é essencial para garantir um dia incrível, acrescenta. “Toda a escola se une para preparar este dia, e por isso um dos segredos para garantir o sucesso é: falar com pessoas. Para além disso, não tenham problemas em pedir ajuda, é natural que surjam problemas ou alguns imprevistos, mas a Escola está cá para ajudar”, afirma. Para os visitantes,  esta será sem dúvida uma experiência enriquecedora e cativante: “é um dia dedicado a mostrar aos nossos visitantes quem somos, mas também temos uma oportunidade única para descobrirmos mais sobre a nossa Faculdade e as pessoas que dela fazem parte”, confirma.

Depois das "oito horas de intensa atividade - sim, porque o dia da Expo FCT vai certamente ser longo e será mais uma grande festa da nossa Escola! - e de se deixar tudo pronto para o dia letivo seguinte, há que aproveitar a companhia dos nossos amigos, festejar e recuperar energias. Não só porque no dia seguinte há aulas, mas também porque existe uma Expo do ano seguinte para organizar”, diz João Leitão. 

 

 

Louis Pasteur

Filipa Reis

A NOVA FCT é a sua “casa” desde 2014 e tem sido uma das presenças regulares na receção aos visitantes da EXPO FCT. Sempre de sorriso aberto, Filipa Reis tem no seu trajeto muitas horas de contacto com jovens pré-universitários – seja pelas inúmeras visitas que realiza às escolas secundárias do país ou pelas visitas VEM VER que organiza. É uma das caras que acolhe os nossos visitantes neste dia aberto, no Welcome Center, o espaço onde todos os percursos começam.

Aos visitantes, Filipa Reis deixa o conselho de virem com roupa e calçado confortáveis. “A Escola é grande e tem muitas experiências para usufruir, o melhor é mesmo contar que vão andar muito”. Além disso, recomenda que explorem o site da EXPO FCT antes da data, onde podem consultar todas as atividades disponíveis. “Com esse planeamento prévio garantem que não falham as atividades e percursos que mais lhes interessam”, avisa.

 

O site da Expo pode ser consultado aqui.

Março 2024