O meu nome é Maria Alves e fiz Erasmus em Bologna, no norte de Itália, no primeiro semestre do terceiro ano da minha Licenciatura em Engenharia Química e Biológica. Confesso que quando me candidatei estava longe de pensar que seria aceite, e mesmo sendo, não era certo que o faria, mas o sonho acabou por se concretizar.
Um dos meus maiores receios era vir para um país novo sozinha, porque apenas conhecia duas ou três pessoas de vista, mas a verdade é que para além dos muitos portugueses que estiveram cá este semestre comigo, também fiz amigos internacionais que conheci principalmente nas aulas ou em festas ou "aperitivos".
O Erasmus Student Network de Bologna (ESN Bologna) é um grupo de voluntários que organiza todo o tipo de programas e viagens para estudantes de Erasmus, tal como tours, "aperitivos", festas, karaoke e outros tipos de eventos; a meu ver, ser sócio vale muito a pena porque para além de terem benefícios em espaços culturais e de lazer, também proporcionam descontos para viagens (como no custo dos bilhetes de FlixBus e nas malas de porão da Ryanair).
Ao longo do semestre fiz um curso de italiano gratuito de nível A2, oferecido pela faculdade que me recebeu, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, mas apesar disso acabei por fazer só as cadeiras que eram leccionadas em inglês. Embora o método de avaliação aqui em Bologna seja maioritariamente o exame oral, eu adaptei-me muito bem e acho que não deve ser razão para descartar a realização deste sonho. Da minha experiência, os professores foram muito acessíveis, disponíveis para me esclarecer e ajudar e para além das aulas teóricas ainda tive muitas horas de práticas e laboratórios. Saliento ainda uma visita de estudo, à Bucci Composites (https://www.bucci-composites.com/pt/it/), onde vi fabricar peças automóveis, aeroespaciais, navais e industriais com materiais compósitos, pude ver os processos que tinha aprendido em aula e apercebi-me melhor da presença e importância da engenharia química em diversos setores (desde a indústria da construção civil à Formula 1).
A nível burocrático não foi muito fácil, sei que noutras faculdades o processo poderá ser mais rápido e simples, mas acabei por conseguir ter tudo tratado apesar de algumas adversidades.
Itália é um país muito bonito, a comida é muito boa e isso juntamente com as pessoas que conheci, tornaram esta experiência incrível. Passeei muito e fiz viagens que nunca me vou esquecer, nomeadamente a ida a Roma ou às Dolomitas (Alpes no norte de Itália), mas Bologna é um lugar muito especial, com muitas coisas bonitas e que valem a pena visitar e às quais eu pretendo voltar (como o Santuario di San Luca, as duas torres ou as suas piazzas e ruas cheias de cor).
Para mim foi um semestre muito importante, gostei muito de lá estar, aprendi muito com a experiência e recomendo imenso que façam Erasmus.
Foi uma fase da minha vida que nunca me vou esquecer e acredito que tenha sido determinante para a pessoa que vou ser amanhã.
Grazie Bologna, sei bellissima!
Maria Alves
Licenciatura em Engenharia Química e Biológica | 2023/2024