Desde o momento em que entrei na universidade que eu sabia que queria participar no programa Erasmus, então agarrei a oportunidade e fui logo no 2.º semestre do meu 2.º ano para a Universidade Dunarea de Jos em Galați, Roménia.
De início estava super nervoso, tanto por ir sozinho como também por ser uma longa viagem, mas valeu a pena, pois foi uma experiência que mudou a minha vida. Éramos apenas 18 alunos de Erasmus e fomos todos colocados no mesmo andar do dormitório da universidade, além de ser o único português era também o único europeu, tinha colegas da Argélia, Honduras, Malásia, Marrocos, Palestina, Tailândia entre outros, pelo que fui exposto a diversas culturas altamente diferentes da Portuguesa, algo que me abriu os olhos e mudou a minha visão do mundo.
Eu tomei iniciativa e organizei várias viagens com alguns deles para outras partes da Roménia, o Castelo do Drácula em Brașov, o Mar Negro em Constanța, a antiga capital Iași e claro a capital atual București, infelizmente por questões de visto não foi possível visitar outros países com eles, mas cheguei a ir até à Hungria ter com um amigo da FCT que estava também em Erasmus. Além disto tudo, e mais importante para a minha vida pessoal, conheci lá a minha namorada.
A nível académico tive professores excelentes que apesar de darem as aulas em Romeno sempre tiveram o cuidado de me disponibilizar o material em inglês e mostraram-se sempre disponíveis para esclarecerem as minhas dúvidas, em particular tive uma professora que me incentivou a participar e apresentar no evento romeno “Anghel Saligny National Scientific Conference Session for Students”, uma oportunidade única que contribuiu para a minha aprendizagem.
Eu recomendo a qualquer pessoa que leia este testemunho a participarem no programa Erasmus, não tenham medo de sair da vossa zona de conforto e sejam proativos, por de trás de toda a ansiedade inicial aguarda-vos uma experiência que vai mudar as vossas vidas.
Bernardo Lança
Licenciatura em Micro e Nanotecnologias | 2023