Sou o Diogo Parreira, de LEMc, fiz Erasmus em Madrid. Na cidade muito pouca gente falava inglês então tive de aprender Espanhol à força (até porque as aulas são em espanhol e não são fáceis de passar).
Na minha casa em Madrid, não tinha colegas em Erasmus, apenas trabalhadores. Então, decidi integrar-me com outros portugueses em Erasmus, criei afinidade com 2 em especial e as suas colegas de casa de vários países (onde acabei por morar no final).
Ao longo do tempo, fiz amizades incríveis com pessoas de diversos países. Alguns desses novos amigos até visitarão Portugal, e com os outros 2 portugueses iremos para Grécia, França e Holanda. Uma das lições mais valiosas que o Erasmus me trouxe foi a compreensão de que me posso sentir em casa em qualquer país, mesmo estando longe da minha terra. A verdadeira sensação de “casa” não está apenas nas fronteiras, mas sim na amizade que as pessoas à nossa volta proporcionam.
Ao interagir com pessoas de toda a Europa e até do mundo, percebi a riqueza e a diversidade que existe em cada um. É muito difícil descrever a quantidade de momentos inesquecíveis que passei e todos os problemas, então segue uma foto em um dos meus momentos favoritos de Erasmus: festa em casa para celebrar quando fui morar na mesma.
Diogo Parreira
Licenciatura em Engenharia Mecânica | 2023/2024
Ao refletir sobre a minha jornada Erasmus, torna-se claro que foi mais do que um simples semestre de intercâmbio.
Quando cheguei a Madrid, fui invadida por ‘mixed feelings’. Nunca tinha vivido sozinha, o meu espanhol não era assim tão bom, e tinha receio de não me sair bem academicamente. Ao mesmo tempo, tinha uma cidade totalmente nova para explorar, novas culturas para descobrir, e estava a tornar-me independente.
Com o passar do tempo, as minhas ansiedades desapareceram e a minha confiança cresceu. E agora, cinco meses depois, tenho a certeza de que fazer Erasmus foi a decisão certa.
Durante este semestre, percorri Madrid inúmeras vezes, melhorei o meu espanhol e conheci pessoas e culturas novas, fiquei com memórias que vou guardar para sempre.
No entanto, a principal lição que tiro desta experiência é que não devo ter medo de correr riscos, porque muito provavelmente vou superar as dificuldades e ultrapassar as minhas expectativas.
Daqui para frente, tenho a certeza de que vou arriscar mais e aceitar mais desafios!
Leonor Loira
Licenciatura em Biologia Celular e Molecular | 2023/2024
Ao refletir sobre a minha jornada Erasmus, torna-se claro que foi mais do que um simples semestre de intercâmbio.
Erasmus sempre foi algo que pensei fazer durante os primeiros anos de universidade. Não só por ser uma altura em que iria viver de forma mais independente, mas também porque teria oportunidade de estudar noutro país e com pessoas de outras nacionalidades.
Fazer Erasmus em Madrid foi exatamente isso e muito mais! Avaliando agora esses 5 meses, percebo que, acima de tudo, foram meses em que muito andei por Madrid, muitas amizades fiz (mais portuguesas do que espanholas, contrariamente ao expectável, porque, de facto, estando lá fora, procuramos o conforto no que conhecemos) e me deparei com realidades diferentes do meu dia-a-dia.
Aprendi muito a nível pessoal e percebi que é possível superar situações que inicialmente me pareciam impossíveis. Aprendi espanhol, ainda que de forma um bocadinho forçada porque todas as aulas eram em espanhol, algo que de certo será útil no futuro.
Para além disso, fazer Erasmus em BCM foi ótimo para abrir portas em disciplinas opcionais e ter mais conhecimento noutras áreas. Simultaneamente, foi desafiante por perceber que existem diferentes métodos de ensino da ciência, uns mais exigentes que outros, e que é preciso haver uma adaptação à nova realidade de ensino. Não obstante a isso, foi uma experiência super gratificante e que me permitiu crescer, fazer novas amizades, trazer um background diferente para o resto dos meus estudos em Portugal e fazer perceber que há “mais mundo” para além do nosso!
Avaliando estes últimos meses, trago dois grandes ensinamentos comigo: o primeiro, de estender a mão a mais alunos de Erasmus na minha faculdade, por saber as linhas gerais da vida de um estudante de Erasmus; e o segundo, de incentivar os outros a fazerem, pois percebi a importância que fazer Erasmus teve na minha vida, não só enquanto estudante, mas também como pessoa em constante desenvolvimento.
É, de facto, uma oportunidade a não perder que trará muitas memórias no futuro :)
Mariana Lagoas
Licenciatura em Biologia Celular e Molecular | 2023/2024