23-08-2023
É já no próximo dia 29 de setembro, que o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e o Jardim do Príncipe Real, voltam a ser palco da Noite Europeia dos Investigadores - NEI 2023, este ano subordinada ao tema SCIEVER -CIÊNCIA PARA TODOS - Inclusão e Sustentabilidade | SCIENCE FOR EVERYONE - Inclusion And Sustainability.
A edição deste ano apresenta um programa com mais de cem atividades, presenciais e online, que convidam o público a interagir com os cientistas, com as suas áreas de investigação e a experienciar de que forma a ciência se manifesta na vida quotidiana e contribui para resolução de problemas globais. Com o recurso a jogos, palestras, demonstrações e muitas atividades hands-on, os participantes podem usufruir de uma noite repleta de descobertas e muita animação. A NOVA FCT participa com mais de 30 atividades dinamizadas por uma centena de investigadores, que podem ser consultadas aqui.
O programa contempla ainda um dia aberto dedicado ao público escolar, que este ano irá acontecer a 21 de setembro.
O consórcio liderado pelo MUHNAC-ULisboa, conta com a parceria da NOVA FCT /Nova.ID.FCT, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, da Universidade de Coimbra, da Universidade de Évora, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, do Laboratório de Nanotecnologia (INL) e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de aproximar a ciência dos cidadãos.
Programa completo aqui.
Na imprensa
NOVA FCT celebra Noite Europeia dos Investigadores com mais de 30 atividades gratuitas, RTP
Noite Europeia dos Investigadores celebrada com programa gratuito com mais de 30 atividades, Forever Young
NOVA FCT celebra noite europeia dos investigadores com programa gratuito com mais de 30 atividades, Comunidade e Cultura
NOVA FCT junta-se à Noite Europeia dos Investigadores com mais de 30 atividades gratuitas, O Almadense