Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre

14-12-2017

Está aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto ALGA4FOOD - “Algas na Gastronomia - Desenvolvimento de técnicas inovadoras de conservação e utilização” com a ref.ª MAR-01.03.01-FEAMP-0016, com o apoio financeiro do Fundo Europeu Marítimo e das Pescas, co-financiado pelo Programa Operacional MAR2020 no âmbito do Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura, nos domínios da Inovação, do Aconselhamento e dos Investimentos Produtivos – Ação Inovação e Conhecimento.                                                                                                                                                                                                               

1. Área Científica: Ciências Gastronómicas, Biologia e áreas afins.

 

2. Requisitos de admissão: (Preferencialmente) Mestrado em Ciências Gastronómicas, Biologia ou áreas afins, será valorizada experiência prévia de produção alimentar.

 

3. Plano de trabalhos: Num mundo onde os recursos alimentares começam a ser escassos, há uma preocupação crescente com a produção sustentável de alimentos, e se atribui um valor cada vez maior a saúde, nutrição e inovação no contexto da alimentação, as algas podem ser uma solução viável para alguns desses desafios. Assim, a introdução de algas na alimentação reveste-se da maior importância, em termos económicos, nutricionais, de saúde e ambientais, pretendendo-se com o presente projeto - ALGA4FOOD:

- Aumentar a diversidade e qualidade das algas disponibilizadas para alimentação;

- Desenvolver novas técnicas de conservação para algas como forma de preservar as suas características organoléticas e nutricionais originais (aroma, textura, cor), permitindo ainda formas de utilização mais convenientes;

- Avaliar o efeito dos diversos processos de conservação através de parâmetros físico-químicos e análise sensorial;

- Desenvolver novas estratégias e novos produtos alimentares para a alteração de hábitos de consumo e introdução das algas na dieta portuguesa;

- Avaliar a qualidade dos produtos desenvolvidos através de parâmetros físico-químicos e análise sensorial;

- Contribuir para a introdução e aceitação de um recurso alimentar extremamente valioso do ponto de vista nutricional e ambiental, e ainda pouco divulgado.

- Divulgar e transferir o conhecimento entre cientistas e pescadores e aquicultores. 

Neste contexto, o plano de trabalhos desta bolsa tem como objetivo trabalho relacionado com a tarefa de Recolha, Manutenção e Depuração de Macroalgas Alimentares. Após recolha das algas, estas serão transportadas para as instalações da FCT-UNL onde serão mantidas em tanques com fotoperíodo, recirculação, arejamento e filtragem da água adequados, o trabalho a desenvolver será particularmente na manutenção das algas nos tanques nas instalações da FCT-UNL. Envolverá ainda uma componente de produção alimentar, integrada na tarefa de Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentares de Qualidade com base em Algas.

 

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).

 

5. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no Laboratório Associado REQUIMTE, no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Prof. João Noronha.

 

6. Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 6 meses, com início previsto para janeiro de 2018. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.

 

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

 

8. Métodos de selecção: Avaliação curricular e experiência prévia na área de investigação requisitada, com a valoração de 70% e 30%, respetivamente; O júri poderá convocar os candidatos para uma entrevista, sendo, neste caso, a respetiva valoração de 60% para a avaliação curricular, 20% para a experiência prévia na área de investigação requisitada e 20% para a entrevista.

 

9. Composição do Júri de Seleção: Prof. João Noronha (Presidente); Prof. Mário Diniz (Vogal Efetivo); Prof. Paulina Mata (Vogal Efetivo); Doutor Luis Branco (Vogal Suplente); Prof. João Sotomayor (Vogal Suplente)

 

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.

 

11. Prazo e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas estarão abertas no período de 14 a 28 dezembro de 2017.

 

12. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, carta de motivação, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

As candidaturas devem ser remetidas por correio eletrónico para jpnoronha@fct.unl.pt, devendo indicar no assunto “ALGA4FOOD/BI/2017”.