Notícias

Notícias

Mestrados: Ciências, Engenharia e Tecnologia para mudar o mundo

O mercado de trabalho está em rápida transformação global como indica o relatório The Future of Jobs Report 2023, do World Economic Forum (WEF), que aponta para 69 milhões de novos empregos criados e 83 milhões de empregos eliminados ou reconvertidos. Estima-se, assim, que cerca de 14 milhões de empregos deixem de existir. É um facto, sobre o qual as estatísticas mais recentes desfazem qualquer engano. O relatório foi apresentado em maio de 2024, pelo World Economic Forum, resultado de um estudo que envolveu 803 empresas, num total de 11.3 milhões de trabalhadores, de 27 setores de atividade e 45 países de todo o mundo.

Mas, outros dados foram obtidos: a transição verde e a relocalização das cadeias de fornecimento serão fatores de crescimento líquido de empregos, tal como a adoção de novas tecnologias e o aumento do acesso digital também desempenharão papéis cruciais. O investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas, bem como a crescente conscientização dos consumidores sobre as questões de sustentabilidade, estão a impulsionar uma revolução transversal em todos os setores de atividade, abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho, seja em profissões relacionadas com as Ciências, com a Engenharia ou com a Tecnologia.

Na NOVA FCT, alinhados com uma política de desenvolvimento sustentável, refletimos essa visão na nossa oferta educativa, preparando profissionais com competências ajustadas às exigências da revolução laboral, tecnológica e social em curso, através de uma formação sólida, inovadora e de elevada qualidade - essencial para construir um futuro sustentável, assente em valores de justiça social, igualdade, saúde, e conservação de recursos naturais. Com uma forte rede de parcerias, a Escola promove uma maior conexão com o mundo empresarial e com a indústria, refletindo e adaptando a oferta formativa para corresponder às exigências e aos desafios da sociedade e do mundo.

No estudo do WEF, destacam-se skills como a capacidade de resolver problemas complexos no local de trabalho, o pensamento analítico, o pensamento criativo e a capacitação tecnológica. Entre as competências mais referidas pelos profissionais inquiridos encontram-se a resiliência, a motivação, a flexibilidade, a literacia tecnológica, a empatia e escuta ativa, a liderança e a aprendizagem contínua. Assim, e aliando o conhecimento técnico a estas skills do futuro, os alunos da NOVA FCT desenvolvem as suas competências em muitas disciplinas com uma forte componente prática / estratégica. Adicionalmente, o Perfil Curricular, oferecido a alunos de Licenciatura e Mestrado, prepara-os para um futuro profissional (e social) de sucesso. 

Na fase de maior aproximação ao mercado de trabalho, a oferta de Mestrados (cujo período de candidaturas 2024/25 - 2a fase - se encontra aberto até 17 de julho) é diversificada e aprofunda temas atuais, fundamentais para a entrada num mercado exigente e competitivo. A aprendizagem ao longo da vida é por isso uma realidade na NOVA FCT, com Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos, Pós-Graduações e a primeira Escola de Executivos na área Tecnológica em Portugal.

Estudar na NOVA FCT, uma instituição comprometida com a promoção de um futuro de excelência, é sinónimo de um currículo que se destaca no contexto profissional.

Junho  2024