O Núcleo de Música, Arte e Cultura desenvolve atividades de apoio e divulgação dos projetos artísticos da comunidade da NOVA FCT.
Já com 20 anos de atividade, atualmente é composto por 20 alunos com interesses em comum a nível cultural e artístico. Nesse sentido, este núcleo caracteriza-se pelo desenvolvimento de projetos e atividades que enriqueçam os estudantes e os envolvam.
A equipa reestruturou-se em 2017, deixando cair o nome e aumentando a sua área de intervenção. “O Núcleo de Som e Imagem - NuSI, estava a cair em desuso, portanto os membros da altura decidiram que, para conseguir atrair mais estudantes, teriam de colocar um ponto final no Som e Imagem e reinventar a sua imagem. Como não existia nenhum núcleo dedicado ao mundo das artes e da cultura, decidiram reestruturar-se para criar um lugar para os que tinham interesse nessa área”, explica Eduardo Zubach, atual presidente. “Hoje em dia, o NuMAC é uma casa para alunos de gostos em todo e qualquer campo das artes, como cinema, pintura, música, etc. Ambicionamos que o núcleo seja uma plataforma para os estudantes partilharem os seus projetos artísticos”, acrescenta.
No histórico da sua vida, este grupo esteve envolvido na organização de cafés concerto (com atuações de alunos da NOVA FCT), e no projeto Seek’Art (um festival que contou com duas edições). Para o futuro estão planeados concertos à hora de almoço (jamOut-a primeira edição poderá acontecer já em novembro) e workshops/oficinas sobre Teoria Musical, Produção Musical, entre outras iniciativas.
“Também queremos criar um mural de arte, com a contribuição de todos. Afinal a arte é algo para ser partilhado e na NOVA FCT há muita criatividade que só precisa de espaço para se mostrar. Queremos ser esse espaço”, afirma Eduardo Zubach.
Conheça mais sobre o Núcleo de Música, Arte e Cultura no Facebook ou no Instagram.
Outubro 2024