Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agroindustrial

Ensino

Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-industrial

Semeia o futuro da Agroindústria.

As tecnologias de produção e transformação agroindustrial abrangem um amplo leque de métodos, processos e equipamentos utilizados na agricultura e na indústria alimentar, que visam aumentar a eficiência, a qualidade e a segurança dos produtos agrícolas.

Essas tecnologias desempenham um papel fundamental na modernização e na sustentabilidade da indústria agroalimentar, contribuindo para a competitividade do setor e para a oferta de alimentos de alta qualidade.

O Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-industrial é uma importante ferramenta para impulsionar o progresso da indústria, pois oferece soluções inovadoras para as necessidades do mercado e promove um desenvolvimento sustentável do setor agroalimentar.

Porquê este mestrado?

  • Fornece conhecimentos que permitem aos alunos dominar o estado da arte das tecnologias com aplicação sustentável na agroindústria;
  • Oferece a possibilidade de analisar e lidar com sistemas agroindustriais complexos de forma inovadora;
  • Estimula o desenvolvimento de soft skills de comunicação e interação em equipa, orientadas à intervenção em processos produtivos das indústrias agroalimentares, com vista à sua otimização;
  • Oferece condições únicas de ensino: 4 laboratórios de ensino e investigação totalmente equipados, nomeadamente para controlo de qualidade, desenvolvimento de novos produtos e caracterização química de matérias-primas alimentares;
  • Mediante protocolo existente com outras equipas de investigação nacionais e internacionais, estão disponíveis para os nossos alunos outros campos de ensaio e meios laboratoriais diversos;
  • Conta com cerca de 30 protocolos com empresas do setor nas quais os alunos poderão desenvolver os seus trabalhos de dissertação.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024

Vagas: 35

Duração: 2 anos: 1.º ano (1S, 2S, 2S), 2.º ano (1S e 2S)

Formato: Presencial, Diurno

Idioma: Português

TENS DÚVIDAS?

Coordenador do curso: Fernando José Cebola Lidon, mtpta.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

O Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-industrial apoia-se na investigação de excelência realizada no Departamento de Ciências da Terra e no Centro de Investigação GeoBioTec, da NOVA FCT.

O corpo docente associado a este Mestrado desenvolve investigação em áreas de “ponta” no domínio das Ciências da Terra, nomeadamente em Tecnologia Agroindustrial; Georecursos, Geotecnia e Geomateriais; e Bacias Sedimentares e Paleontologia.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado (pré-Bolonha ou 1.º ciclo do Processo de Bolonha), em qualquer área de Ciências Naturais, Exatas ou Tecnologia, áreas afins ou equivalente legal, com um número mínimo de 180 ECTS;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela Comissão Científica do Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-industrial. Requer aprovação no Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, após aceitação pela Comissão Científica do Curso;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-industrial.

Saídas profissionais

  • Indústria Agroalimentar;
  • Controlo de Qualidade;
  • Consultoria;
  • Investigação;
  • Educação.

Testemunhos

Ana Rita Coelho

Ana Rita Coelho

Bolseira de Investigação na Fundação para a Ciência e a Tecnologia 

"Escolhi a NOVA FCT pela sua reputação de excelência em Ciências, Engenharia e Tecnologia, assim como pelas oportunidades no âmbito da investigação. A estrutura curricular do Mestrado é bastante equilibrada entre a componente teórica e prática, permitindo uma formação sólida e abrangente. O corpo docente é altamente qualificado e acessível, proporcionando um ambiente estimulante no âmbito da aprendizagem. Recomendo a NOVA FCT pela qualidade do ensino, infraestruturas e pela rede de contactos profissionais que facilita a inserção no mercado de trabalho."

Claudia Pessoa

Cláudia Pessoa

Doutorada em Tecnologias Agroindustriais 2023

“Este mestrado destaca-se por permitir uma aquisição e consolidação de conhecimentos em diversas vertentes da área agroindustrial e, ao mesmo tempo, pelo contacto com as empresas do setor. Complementarmente, destaca-se a realização de um período de estágio, que fornece aos estudantes a obtenção de experiência prévia na área valorizada aquando da entrada no mercado de trabalho. A disponibilidade de todo o corpo docente, a par do excelente acompanhamento não só durante as aulas, mas aquando da orientação na escolha e decurso do momento de estágio, é uma característica extremamente relevante. Por todas estas razões, foi também a NOVA FCT que escolhi para prosseguir o doutoramento em Tecnologias Agroindustriais”.

Claudia Pessoa

Diana Daccak

Aluna,  2023

A NOVA FCT foi a minha primeira escolha. A nível curricular o curso é bastante diversificado e conta com imensas parcerias com empresas da área, o que permite ouvir técnicos com uma larga experiência e realizar o estágio, entre outros aspetos. O ambiente familiar e a disponibilidade dos professores fizeram-me sentir apoiada e motivada, o que torna ainda melhor o percurso pela faculdade”.

Anterior Próximo

Parcerias

O Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-industrial tem colaborado desde a sua génese com empresas do setor agroindustrial, permitindo aos alunos realizarem os seus trabalhos de dissertação nestas instituições.

Sobre o Departamento de Ciências da Terra

O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA FCT constitui uma unidade de ensino graduado, pós-graduado e de investigação, organizado atualmente em 3 áreas científicas: Geologia, Engenharia Geológica e Agroindústria.

Saber mais