As tecnologias de produção e transformação agroindustrial abrangem um amplo leque de métodos, processos e equipamentos utilizados na agricultura e na indústria alimentar, que visam aumentar a eficiência, a qualidade e a segurança dos produtos agrícolas.
Essas tecnologias desempenham um papel fundamental na modernização e na sustentabilidade da indústria agroalimentar, contribuindo para a competitividade do setor e para a oferta de alimentos de alta qualidade.
O Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-industrial é uma importante ferramenta para impulsionar o progresso da indústria, pois oferece soluções inovadoras para as necessidades do mercado e promove um desenvolvimento sustentável do setor agroalimentar.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024
2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024
3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024
Vagas: 35
Duração: 2 anos: 1.º ano (1S, 2S, 2S), 2.º ano (1S e 2S)
Formato: Presencial, Diurno
Idioma: Português
Coordenador do curso: Fernando José Cebola Lidon, mtpta.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-industrial apoia-se na investigação de excelência realizada no Departamento de Ciências da Terra e no Centro de Investigação GeoBioTec, da NOVA FCT.
O corpo docente associado a este Mestrado desenvolve investigação em áreas de “ponta” no domínio das Ciências da Terra, nomeadamente em Tecnologia Agroindustrial; Georecursos, Geotecnia e Geomateriais; e Bacias Sedimentares e Paleontologia.
1. Classificação de curso;
2. Currículo académico e científico;
3. Currículo profissional;
4. Eventual entrevista.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1500€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
O Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-industrial tem colaborado desde a sua génese com empresas do setor agroindustrial, permitindo aos alunos realizarem os seus trabalhos de dissertação nestas instituições.
O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA FCT constitui uma unidade de ensino graduado, pós-graduado e de investigação, organizado atualmente em 3 áreas científicas: Geologia, Engenharia Geológica e Agroindústria.
Saber mais