Mestrado em Sociedade Digital

Ensino

Mestrado em Sociedade Digital

Conecta Pessoas, Ideias e Tecnologias.

A Sociedade Digital é um conceito que descreve uma sociedade em que a tecnologia digital desempenha um papel de extrema relevância em todos os aspetos da nossa vida quotidiana, como relações sociais, processos políticos e económicos, práticas culturais e até mesmo na formação da nossa identidade pessoal.

Na Sociedade Digital, as pessoas estão cada vez mais conectadas através de dispositivos eletrónicos e plataformas online, o que resulta em novas formas de interação social, comunicação e participação cívica, e influencia a maneira como consumimos informações.

Além disso, a Sociedade Digital é caracterizada pela produção, transmissão e armazenamento massivo de dados digitais utilizados para diferentes fins como, por exemplo, moldar estratégias de marketing, personalizar serviços online e desenvolver inovações tecnológicas.

O Mestrado em Sociedade Digital oferece a oportunidade de compreender e aprender a lidar com os complexos aspetos sociais, políticos, económicos e éticos da Sociedade Digital proporcionando as skills fundamentais para navegar com sucesso neste ambiente em constante evolução.

Porquê este mestrado?

  • Carácter interdisciplinar e passagem de conhecimentos e conceitos atualizados sobre a sociedade e a cultura digitais;
  • Oferece competências necessárias à avaliação e gestão dos aspetos sociais, culturais e comunicativos de iniciativas de transformação digital;
  • Estimula o pensamento crítico sobre os temas abordados, nomeadamente: Big Data, Sociedade e Cultura, Comunicação de Ciência, Construção do Conhecimento Digital, Entretenimento Digital, Fontes de Informação Digital, e Legislação Nacional e Europeia sobre o Uso de Dados;
  • Prepara para o diálogo com os vários stakeholders de um processo de comunicação, das organizações às audiências, ou seja, dos produtores aos consumidores.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024

Vagas: 30

Duração: 2 anos: 1.º ano (1S, 2S), 2.º ano (1S e 2S)

Formato: Presencial, Diurno

Idioma: Português

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Paula Urze, msd.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

  • O Mestrado em Sociedade Digital apoia-se na investigação de excelência realizada no Departamento de Ciências Sociais e nos Centros de Investigação CIUHCT da NOVA FCT.
  • O corpo docente associado a este Mestrado desenvolve investigação no domínio das Ciências Sociais, nomeadamente em Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia e História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciatura do 1.º ciclo ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciatura pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Saídas profissionais

  • Empresas e Organismos de Estado;
  • Gestão de Informação em Comunidades Online;
  • Jornalismo Digital;
  • Curadoria e Gestão Digital de Arte e Património;
  • Política Digital e Legislação sobre Segurança e Privacidade;
  • Ensino.

Sobre o Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) assegura, na NOVA FCT, o ensino e a investigação em áreas exteriores às ciências fundamentais e às engenharias, dando, assim, aos nossos alunos uma formação estruturada na área das ciências sociais aplicadas.

Saber mais

 

Esta formação está integrada no programa do Plano de Recuperação e Resiliência (recuperarportugal.gov.pt).