Mestrado em Paleontologia

Ensino

Mestrado em Paleontologia

Compreender a evolução da vida através do estudo dos fósseis.

A paleontologia, enquanto disciplina científica, desvenda os mistérios do passado da vida na Terra, permitindo-nos reconstruir e compreender a diversidade de formas de vida que existiram ao longo das eras geológicas.

Ao estudar fósseis de animais, plantas e microorganismos preservados nas rochas, os paleontólogos são capazes de reconstruir ecossistemas antigos e entender como a biodiversidade mudou ao longo do tempo, contribuindo para contextualizar e ampliar nossa compreensão da evolução da vida na Terra.

Assim, é objetivo geral do nosso programa, proporcionar aos mestrandos competências, através de um conjunto de conhecimentos coesos, que lhes permitam lidar com as questões contemporâneas relacionadas com a evolução da Terra e da Vida. Este mestrado preenche uma lacuna na oferta nacional de formação nesta área.

Porquê este mestrado?

  • Único mestrado em Portugal de Paleontologia (questões atuais da evolução da Terra e da Vida);
  • Segundo ano do mestrado é inteiramente dedicado ao desenvolvimento de dissertação, num tema de especialização;
  • Incentivo e apoio à investigação científica.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024

Vagas: 20

Duração: 2 anos (120 ECTS)

Formato: Diurno

Idioma: Português / Inglês

TENS DÚVIDAS?

Coordenador do curso: Paulo Alexandre Legoinha, mp.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

O Mestrado em Paleontologia proporciona a combinação de um ensino teórico com uma componente laboratorial e de campo.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal de cursos de Biologia, Geologia, Ciências e Engenharia do Ambiente, Engenharia Geológica, Arqueologia, Geografia, Ensino de Biologia e Geologia ou outras áreas afins;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da ECT da UE ou pelo Conselho Científico da NOVA FCT.

Saídas profissionais

  • Autarquias e Associações de Municípios;
  • Áreas Protegidas;
  • Geoparques;
  • Departamentos governamentais:
  • Museus;
  • Investigação;
  • Profissão liberal;
  • Empresas do setor Energético (Petróleo, Gás Natural e Carvão);
  • Carreira docente no ensino secundário e universitário.

Testemunhos

Filipe Carmo

Filipe Carmo

Unidade de Serviço Educativo
Ciência Viva - Agência Nacional Para a Cultura Científica e Tecnológica

“Escolhi a NOVA FCT por ter professores que são referências na área da Paleontologia e por ser, à data, a única faculdade que permitia tirar o mestrado em Paleontologia.

Ajudou-me a ter mais critério nas decisões que preciso tomar na minha profissão. Sinto que estou mais preparado para a tarefa, nomeadamente no desenvolvimento de atividades para o público, na consultoria de exposições, na formação de professores, entre outros.

As valências do mestrado são muitas e variadas. No entanto, para mim, foi uma mais-valia na minha área profissional, a museologia.

O mestrado, que conclui em 2022, está bem estruturado, tem professores dedicados sempre prontos a ajudar. Trabalho há mais de 22 anos na Ciência Viva - Agência Nacional Para a Cultura Científica e Tecnológica”.

Rui Matos

Rui Matos

Aluno 2023/2024

"Escolhi o Mestrado em Paleontologia da Universidade NOVA FCT / Universidade de Évora pois é o único mestrado em Portugal 100% estruturado para a formação nesta área científica. O curso apresenta uma estrutura curricular que abrange as principais áreas de atuação deste importante ramo das Ciências Naturais, sendo lecionado por alguns dos principais nomes da Paleontologia em Portugal.
Recomendo este mestrado a todas as pessoas com vocação ou interesse por qualquer uma das várias vertentes da Paleontologia, numa instituição equipada de excelentes recursos e que oferece diversas oportunidades de carreira."

Simão Mateus

Simão Mateus

Diretor Científico
Lourinhã DinoPark

"O Mestrado em Paleontologia da NOVA FCT permitiu consolidar os conhecimentos que tinha de paleontologia, complementando cientificamente a experiênia de colecionismo em contexto museológico. Com foco na investigação, o mestrado abrange as diversas áreas académicas da paleontologia permitindo ter bases para desenvolver uma carreira profissional.
Para quem acredita no sonho de ser um paleontólogo, investigador de fósseis, o mestrado da NOVA FCT é, sem dúvida, um óptimo ponto de partida.
No meu caso, após ter sido o primeiro aluno a terminar o mestrado, em 2014, na área da museologia da paleontologia, desenvolvi as questões de património a par com a ilustração científica de fósseis."

Andreia Garcia

Andreia Garcia

Aluna 2023/24

Anterior Próximo

Sobre o Departamento de Ciências da Terra

O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA FCT constitui uma unidade de ensino graduado, pós-graduado e de investigação, organizado atualmente em 3 áreas científicas: Geologia, Engenharia Geológica e Agroindústria.

Saber mais