Mestrado em Ensino de Matemática

Ensino

Mestrado em Ensino de Matemática

Ensinar Matemática é criar a raiz de um futuro promissor.

O Mestrado em Ensino de Matemática está alinhado com as exigências educativas contemporâneas, com enfoque nos programas mais atuais e nas práticas inovadoras para o ensino da Matemática. 

Através de uma abordagem próxima, este mestrado permite completar a formação científica, tecnológica e técnica, elementares ao sucesso profissional. O Mestrado em Ensino de Matemática promove ainda a formação pessoal e social dos futuros docentes incutindo atitudes de reflexão, autonomia, cooperação e participação ativa na comunidade educativa, mas também de análise crítica, de inovação e investigação pedagógica. 

Ao influenciar positivamente o ensino e a aprendizagem da Matemática, os/as mestres em Ensino de Matemática serão também eles agentes de mudança e desenvolvimento social. 

Porquê este mestrado?

  • Plano curricular estruturado em função da futura atividade profissional (docência);
  • Forte componente inovadora (aprender como ensinar matemática com recurso a tecnologias, materiais manipuláveis, jogos, aplicações da matemática, etc.);
  • Componente letiva organizada de forma compacta para reduzir número de deslocações;
  • Possibilidade de frequência a tempo parcial para trabalhadores estudantes (com a correspondente redução de propina);
  • Acompanhamento próximo dos alunos.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024

Vagas: 25

Duração: 2 anos (120 ECTS)

Formato: Presencial / Diurno (prevê-se que as aulas do 1.º ano decorram às terças e quintas-feiras a partir das 13h00 e às sextas durante todo o dia).

Idioma: Português

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Helena Rocha, mem.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

 

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado do 1.º ciclo ou equivalente legal contendo 120 créditos na área de Matemática*;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da NOVA FCT;
  • Titulares de comprovativo de domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (decreto-lei 79/2014, no artigo 17.º, n.º1) (consultar citérios de seriação)

*É possível a candidatura a quem não tenha todos os ECTS de formação matemática. Nesse caso, é elaborado um plano de formação matemática adequado ao perfil do candidato, para que este possa completar a sua formação e ingressar no mestrado.

 

Importante:

  • Para além do certificado de licenciatura, todas as candidaturas deverão incluir obrigatoriamente um certificado que liste todas as unidades curriculares realizadas pelo candidato ao nível do ensino superior, data de realização, classificação obtida e, sempre que possível, número de ECTS.
  • A divulgação dos resultados não cumprirá o prazo estabelecido pela faculdade para os restantes mestrados em virtude de, neste caso, ser necessária a realização de uma prova de Português.

Saídas profissionais

  • Docência (Professor de Matemática - 3.º ciclo e ensino secundário | grupo 500);
  • Área editorial com publicações na área do ensino, entre outras.

Parcerias

O Mestrado em Ensino da Matemática tem parcerias com Escolas onde os alunos fazem estágio/início à prática profissional. 

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática da NOVA FCT é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA FCT. Constituído por mais de 70 docentes doutorados, no Departamento de Matemática são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade.

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