Cerca de 70% de todas as inovações tecnológicas estão direta ou indiretamente ligadas aos materiais, desde aplicações eletrónicas, à biotecnologia ou energia.
Carros, aviões, computadores, televisões, telemóveis, equipamento desportivo, dispositivos biomédicos (válvulas artificiais, implantes), entre outros, necessitaram do desenvolvimento de materiais e processos de fabrico, a fim de lhes serem conferidas as propriedades e funcionalidades requeridas.
O Mestrado em Engenharia de Materiais é o principal motor de progresso em qualquer área, contribuindo com uma resposta eficaz às necessidades do mercado e para um desenvolvimento industrial sustentável.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024
2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024
3.ª Fase: 20 AGO. A 6 SET. de 2024
Vagas: 30
Duração: 2 anos: 1º ano (1S, 2T, 2S), 2º ano (1S e 2S)
Formato: Presencial, Diurno
Idioma: Português e/ou Inglês
Coordenadora do curso: Maria Margarida Rolim Augusto Lima, mmal@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O Mestrado em Engenharia dos Materiais apoia-se na investigação de excelência realizada no Departamento de Ciência dos Materiais e CENIMAT|i3N da NOVA FCT.
O corpo docente associado a este Mestrado desenvolve investigação em áreas de “ponta” no domínio da Ciência e Engenharia de Materiais.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1250€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da NOVA FCT dispõe de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, reconhecidas internacionalmente, que, junto do ensino de excelência pelo qual primamos, têm permitido formar Engenheiros de Materiais com elevada qualidade científica e técnica.
Saber mais