A crescente e desafiante transformação digital, a internet, as redes sociais, e a utilização generalizada de sensores geram grandes volumes de dados de forma contínua, em setores chave como a saúde, a administração pública, media e comunicação social, marketing e comércio eletrónico, finanças, energia, ambiente e urbanismo, telecomunicações, indústria farmacêutica e bioinformática.
O Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data permite formar profissionais altamente especializados, com um perfil inovador e uma forte capacidade para criar valor a partir dos dados, nos processos de gestão e inovação em todos os domínios da indústria e serviços.
O Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data beneficia da valência de dois departamentos da NOVA FCT: Informática e Matemática, sendo esta a base da Ciência e Engenharia de Dados.
Com uma forte componente teórico-prática, este Mestrado permite desenvolver sólidas competências de processamento e análise de grandes volumes de dados por métodos e metodologias de última geração (Aprendizagem Automática, Análise da Dados Avançada).
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024
2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024
3.ª Fase: 20 AGO. A 6 SET. de 2024
Vagas: 25
Duração: 2 anos
Formato: Presencial, Diurno
Idioma: Inglês e/ou Português
Coordenador do curso: João Moura Pires, maebd.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
Os objetivos do curso estão alinhados com a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030“, nos eixos da especialização (qualificação e criação de maior valor acrescentado na economia) e de investigação (Big Data).
O programa permite o desenvolvimento de competências relativamente ao processamento e análise de grandes volumes de dados por métodos computacionais e matemáticos avançados, e metodologias para procurar e encontrar respostas necessárias aos processos de gestão, monitorização, e otimização, ou extrair conhecimento, tendências, correlações, ou previsões, em particular através de aprendizagem automática.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 2000€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 300 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática dos candidatos. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se os candidatos excluídos.
O Departamento de Engenharia Informática (DI) é uma instituição pioneira e de referência no ensino superior e na investigação científica em Informática em Portugal, tendo já formado milhares de Engenheiros Informáticos.
Muitos dos nossos docentes estão associados ao desenvolvimento da Informática no País, por exemplo, na primeira ligação nacional à Internet, na formação dos primeiros doutorados, e na afirmação de Portugal na investigação e inovação em Informática.
Saber maisO Departamento de Matemática da NOVA FCT é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA FCT. Constituído por mais de 70 docentes doutorados, no Departamento de Matemática são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade.
Saber mais