Entrou em funcionamento no ano letivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos).
A Licenciatura prepara o estudante para integrar o mercado de trabalho nacional e internacional na área da Conservação e para aceder a programas de 2º ciclo. O plano curricular e o percurso de formação seguem as directrizes de acreditação recomendadas pela European Network for Conservation-Restoration Education (ENCoRE), oferecendo uma formação académica sólida para o exercício da profissão nas áreas da Conservação Preventiva e Cuidar de Coleções.
O ensino na licenciatura em Conservação-Restauro tem um carácter inter e transdisciplinar, que fomenta a comunicação do aluno com outras áreas do conhecimento e enriquece a sua formação para uma tomada de decisão responsável e fundamentada na salvaguarda do Património Cultural.
Os conteúdos e organização curriculares visam os seguintes objetivos gerais:
Com uma formação superior de 5 anos (licenciatura e mestrado), exigida pela Lei de Bases do Património Cultural - Lei n.º 107/2001, de 08 de Setembro, e pela rede ENCoRE, o estudante da NOVA FCT em Conservação e Restauro fica apto para o exercício pleno da profissão do conservador-restaurador.
Estudantes nacionais: 697 Euros/anual
Vagas para 2024/2025:
24
Provas específicas:
Uma das seguintes provas:
03 Desenho
12 História da Cultura e das Artes
16 Matemática
Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95
Classificação mínima na candidatura: 95
Fórmula de ingresso:
60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Nota do último colocado em 2023/2024 (contingente geral do CNA): 148,6
Média dos colocados em 2023/2024 (contingente geral do CNA): 159,6
Coordenadora do curso:
Professora Catarina Villamariz
O Departamento de Conservação e Restauro tem como missão o ensino e a investigação na área do Património, promovendo o seu conhecimento, conservação e usufruto.
A equipa docente com valências interdisciplinares e os laboratórios devidamente equipados contribuem para a criação de ambientes de aprendizagem e investigação nas diferentes áreas de conhecimento ligadas à conservação, considerada na sua relação entre teoria e prática.
A rede de colaborações e parcerias nacionais e internacionais possibilita o desenvolvimento de projetos estimulantes, com reconhecido mérito e ainda a criação de oportunidades únicas para estágios e saídas profissionais.
O DCR acredita que a partilha do entusiasmo pela conservação do património entre docentes e alunos é o seu principal compromisso.
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