Área científica predominante: Engenharia Mecânica e Industrial
O curso de Formação com Investigação em Engenharia Mecânica e Industrial visa proporcionar aos estudantes uma visão integrada sobre três dos pilares fundamentais da atividade científica: a produção de conhecimento e as metodologias que lhe estão associadas, a comunicação científica e a sua disseminação para públicos mais alargados.
A produção de conhecimento científico deve assentar num conhecimento aprofundado das metodologias de investigação, focando particularmente aquelas que mais se ajustam à área científica do investigador, no caso vertente as das Engenharia Mecânica e da Engenharia e Gestão Industrial.
Para além deste foco nas diferentes metodologias, e nas questões que lhes são subjacentes, não é possível deixar de abordar as diferentes formas de financiamento da investigação científica, bem como as questões de natureza ética e social que decorrem das atividades de investigação.
A visibilidade do trabalho de investigação, consubstanciado na comunicação científica, é de primordial importância, não apenas por corresponder ao bem maior de progressão 3 das sociedades, mas também por potenciar a criação de redes de investigação, sejam estas de natureza formal ou informal, que alimentam por sua vez novos desafios de investigação e desta forma constituem um ciclo virtuoso na produção de conhecimento científico.
Finalmente, a cada vez maior “literacia científica” das sociedades atuais, assente numa maior apetência por estas temáticas, a par do extraordinário crescimento das formas de comunicação, leva a que a disseminação do conhecimento científico, expandindo-o para fora do meio restrito da academia, venha sendo reconhecida como responsabilidade dos investigadores.
A par desta responsabilidade social, a disseminação do conhecimento científico, e capacidade de o demonstrar, desempenha um papel fundamental na ligação das universidades ao tecido empresarial, lançando desta forma a semente para atividades bem-sucedidas de transferência de tecnologia.
12 meses (3 ECTS)
Concluído o ciclo de estudos, o estudante deverá estar apto a:
A unidade curricular visa dar resposta aos objectivos definidos para o curso, assegurando competências no domínio das metodologias de investigação, assim como na promoção da visibilidade do trabalho de investigação, dentro e fora da comunidade académica.
Por outro lado, a metodologia de ensino a utilizar passará pela orientação tutorial, em estreita proximidade com os trabalhos de investigação em curso no departamento, sendo o estudante orientado no desenvolvimento dos trabalhos que virão a constituir peças de avaliação. Assim se assegura um contacto próximo com o estudante, ajustando a sua aquisição de competências aos objectivos do curso e concretizando-as através das diferentes peças de avaliação.
75 Euros
Vagas para 2021/2022:
Regras de acesso:
Professor António Grilo
Professor Telmo Santos
Professor Rogério Puga Leal