Diploma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia e Qualidade Alimentar

Ensino

Diploma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia e Qualidade Alimentar

Objetivos

Em Portugal, o sector das Indústrias Alimentares é um dos que mais se destaca em termos dos parâmetros Percentagem do Valor Acrescentado Bruto de Mercado e Emprego Total, mas em que se detetam carências de mão-de-obra qualificada. Deste modo, prevê-se que nos próximos anos sejam criados empregos nos sectores das agro-indústrias, de turismo e serviços de restauração e afins. Por outro lado, os atuais quadros de empresas que têm atividades nestas áreas poderão necessitar de formação atualizada.
O Curso de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia e Qualidade Alimentar tem como objetivo dar formação especializada, adequada ao desempenho de atividades no mercado das indústrias e de serviços ligados à alimentação, nomeadamente no que respeita: (a) Qualidade nutricional; (b) Análise de alimentos; (c) Processos tecnológicos; (d) Sistemas de gestão da segurança dos alimentos.
O curso de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia e Qualidade Alimentar organiza-se pelo sistema ECTS, ficando concluído com um total de 15/18 ECTS. Os 15/18 ECTS devem ser obtidos através da realização de três unidades curriculares optativas a selecionar de um elenco de diversas unidades curriculares (ver plano curricular). Os 15/18 ECTS podem ser realizados num ou em ambos os semestres do ano letivo.

Plano curricular

Saídas profissionais

Os diplomados poderão desempenhar atividades ligadas a produção, controlo de qualidade e segurança alimentar nas indústrias agro-alimentares e na prestação de serviços de consultadoria em Qualidade Alimentar. Poderão ainda desempenhar tarefas especializadas em diversos sectores, como sejam as Universidades, os Institutos Politécnicos, as Escolas Secundárias e a Indústria.

Horário de funcionamento

Horário pós-laboral ou horário compactado (semi-diurno, 5ª e/ou 6ª feira), particularmente vocacionado para alunos que querem continuar a sua formação académica e/ou profissional em matérias específicas e/ou de modo faseado.

Propinas

1250 €

Candidaturas

1ª Fase: 19 de junho a 31 de julho de 2024

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

10

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado, com um número de unidades de crédito igual ou superior a 180 ECTS em qualquer área de Engenharia, Ciências Naturais ou Ciências Exactas, áreas afins ou equivalente legal, obtido em instituição nacional ou estrangeira.
  2. Detentores de um currículo escolar ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso.

Critérios de seriação:

  1. Formação académica
  2. Experiência profissional
  3. Eventual entrevista de seleção

Coordenadora do curso:

Professora Maria Paula Amaro Duarte

mpcd@fct.unl.pt

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.

Saber mais